O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

«Uma Cultura da Informação para o Universo Digital» de José Afonso Furtado

Disponível para consulta na BECRE e no domicílio
a partir de 29.11.2012.
Adquirido com verbas obtidas na V Feira do Livro Usado


«O termo literacia é hoje aceite para designar a persistente dificuldade de percentagens significativas da população dominarem as competências de leitura, escrita e cálculo. Diversas medidas institucionais não conseguiram erradicar este fenómeno, origem de preocupantes desigualdades, a que a emergência de novos ambientes digitais veio ainda acrescentar maior complexidade. A informação é agora criada, registada e armazenada em suportes digitais e circula em infra-estruturas e redes globais. Se é certo que tal pode representar enormes oportunidades para o desenvolvimento individual e colectivo, tem contudo gerado novas desigualdades, que se sobrepoem e reconfiguram as anteriores. A noção de “fractura digital” designa então as dificuldades na interacção com as tecnologias e no acesso a recursos de informação, cuja produção é exponencial e de dimensão difícil de abranger e gerir. Responder aos desafios do universo digital, que transformará todas as facetas da nossa vida, exige uma ética e uma cultura da informação para a inclusão social.»

Fonte:

José Afonso Furtado foi Diretor da Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian e Diretor do Instituto Português do Livro e da Leitura. É membro da Comissão de Honra do Plano Nacional de Leitura (PNL) e Professor Convidado da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Índice:
1. Do aparecimento da escrita à ilusão da alfabetização universal.
2. A noção de literacia.
3. Uma mudança de paradigma: a sociedade da informação e a era digital.
4. A questão da fractura digital.
5. Uma literacia para a sociedade da informação.
6. Conclusão. Uma ética da informação para a infosfera.


José Fernando Vasco

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo