O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

Projecto “Dar de Volta”: reutilização de manuais escolares

«O projecto “Dar de Volta” caracteriza-se por ser um projecto colectivo, intermunicipal, que se baseia nos conceitos de solidariedade e rentabilização de recursos. A Câmara Municipal de Almada pretende, em cooperação com as famílias e as escolas, encorajar e proporcionar aos munícipes a reutilização dos manuais escolares. Tendo em conta o actual contexto socioeconómico e as carências sociais que caracterizam muitas famílias do concelho, com crianças em idade escolar, a Câmara Municipal de Almada aderiu ao Projecto Dar de Volta da Associação dos Municípios da Região de Setúbal, concretizado através das bibliotecas municipais dos concelhos aderentes.

O Dar de Volta é uma rede social de partilha que permite:

- Facilitar a todos alguns dos meios essenciais ao processo individual de acesso às vantagens do ensino e da aprendizagem, valores fundamentais para a construção das pessoas e afirmação social da democracia;

- Aproveitar melhor os rendimentos familiares, por via de uma prática de racionalização e reaproveitamento de recursos;

- Afirmar perspectivas ecológicas, contribuindo para a promoção do ambiente, combate ao desperdício e protecção dos recursos florestais;

- Envolver pessoas e instituições num projecto de empreendedorismo social.

Público-alvo:
O programa pretende abranger famílias com filhos em idade escolar (do 5º ao 12º ano de escolaridade). A aceitação dos manuais escolares será feita de acordo com os seguintes critérios: estado físico dos livros- não serão aceites livros danificados, e ano de edição – só serão aceites manuais em vigor nos estabelecimentos de ensino do concelho a partir do ano lectivo 2009/2010.

Recepção dos manuais escolares na Biblioteca Municipal José Saramago, no Feijó
Os manuais poderão ser entregues a partir de 1 de Julho de 2011 na Biblioteca Municipal José Saramago, no Feijó, no horário de funcionamento do serviço, 3ªf a Sábado, das 10h às 18h.

Entrega dos Manuais às famílias
A entrega dos manuais aos munícipes que os solicitem decorrerá a partir de 1 de Setembro.»

Mais informação em:
Dr.ª Maria João Ferro
mferro@cma.m-almada.pt
www.m-almada.pt/bibliotecas
21 250 83 01

Fonte:



José Fernando Vasco

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo