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por amável oferta da autora
«A responsabilidade da construção de uma escola para todos deve ser o grande objectivo de todo e qualquer professor, criando espaços de reflexão conjunta no sentido de serem traçados projectos curriculares diferenciados que dêem resposta a todos os alunos na sua diversidade plural.
Assim, a concepção e construção da escola inclusiva implicam mudanças, quer nas atitudes e práticas dos agentes educativos, quer nas estruturas do sistema de ensino ao nível organizacional e da gestão curricular. Neste âmbito, a adequação do currículo às necessidades educativas especiais (NEE) dos alunos torna-se essencial na (re)construção e operacionalização dos diferentes processos curriculares [...]»
Assim, a concepção e construção da escola inclusiva implicam mudanças, quer nas atitudes e práticas dos agentes educativos, quer nas estruturas do sistema de ensino ao nível organizacional e da gestão curricular. Neste âmbito, a adequação do currículo às necessidades educativas especiais (NEE) dos alunos torna-se essencial na (re)construção e operacionalização dos diferentes processos curriculares [...]»
«O currículo e as necessidades educativas especiais», apresentado por Custódia Cunha como dissertação para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação - especialização em Educação Especial; é um valioso contributo para a correcta percepção do conceito de Escola Inclusiva, Diferenciação Curricular e Necessidades Educativas Especiais, bem como uma reflexão, cientificamente alicerçada em estudo de caso, sobre atitudes e práticas em relação aos alunos NEE.
Como refere na parte final do seu trabalho, «a inclusão vai-se construindo através da capacidade de cada um de nós em aceitarmos a mudança e conseguirmos reconstruir/conceber outros caminhos/alternativas que enriqueçam as nossas práticas educativas estabelecendo novos modos de actuação pela procura e partilha de saberes.»
José Fernando Vasco
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