O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

Andy Warhol e Nadir Afonso em Évora

«A primeira mostra - “Andy Warhol: Os Mistérios da Arte” – vai ocupar a zona expositiva do Fórum Eugénio de Almeida e resulta de uma escolha de obras realizada por Maurizio Vanni, curador internacional da exposição. A exposição reúne 41 obras que compõem uma visão singular da produção do artista norte-americano que reinventou o conceito de arte ao transformar os objectos e processos do dia a dia em práticas artísticas, usando o seu trabalho para vivenciar, registrar, organizar e reproduzir o mundo ao seu redor. Entre estas encontram-se uma instalação (A Cadeira Eléctrica), 5 óleos, diversas colagens, trabalhos fotográficos, acrílicos e serigrafias, que exploram temas da política e da cultura popular norte-americana. Destaque ainda para a famosa série das latas de sopa Campbell´s e a garrafa de coca-cola, bem como para os retratos de Marilyn Monroe, Mick Jagger e Prince. A mostra contempla ainda obras assinadas em conjunto com Pietro Psaier, um artista italiano que Warhol conheceu em meados dos anos 60 e de quem se tornou amigo.


A segunda exposição -“Nadir Afonso: Absoluto” - organizada em parceria com o Museu da Presidência da República, reproduz, no essencial, o projecto realizado no Palácio de Belém, em colaboração com a Fundação Nadir Afonso, em Dezembro de 2010, por ocasião do 90º aniversário do pintor. A mostra dá a conhecer a contemporaneidade da obra de Nadir Afonso com a estética surrealista ou a arte cinética, e a ruptura conquistada pelo abstraccionismo geométrico, numa organização por núcleos temáticos sob orientação cronológica.

Para além de nove trabalhos determinantes no percurso artístico de Nadir, representativos de cada década de criação, desde os anos de 1930 até à actualidade, escolhas do pintor, a exposição apresenta cerca de uma centena de desenhos e estudos inéditos que constituem referências fundamentais no processo criativo do artista. Ao longo do percurso expositivo é possível esclarecer ainda questões transversais na metodologia de Nadir, nomeadamente a repetição e inversão, de acordo com a base dialéctica de tese, síntese e antítese, momentos imprescindíveis no apuro das formas.
A primeira mostra encerra a 13 de Novembro e a segunda a 11 de Setembro de 2011.»

Fonte: Fundação Eugénio de Almeida

Artigos relacionados:
What is Pop Art?
Warhol TV

Hiperligações:
Andy Warhol
Nadir Afonso
Sónia Lapa

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo