O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

Ver debaixo de água. Sabe a resposta?

Uma coisa que sempre me intrigou foi conseguir ver claramente debaixo de água se usar óculos ou uma máscara, caso contrário, vejo tudo desfocado. O que se passa com os meus olhos ou com a água para provocar este efeito?

A razão por que ocorre este efeito é a mesma pela qual uma colher parece dobrada quando imersa num copo de água, pois a luz viaja mais lentamente através da água do que através do ar. Quando a luz se movimenta de um meio para outro, muda de velocidade e, como resultado, o feixe reflecte-se ou é refractado, sendo que a refracção depende do rácio da velocidade da luz através de cada um dos meios.
O olho humano está delicadamente equilibrado de forma a garantir que a luz que entra através da pupila seja focada sobre a retina ao fundo do olho, mas está optimizado para a que vem pelo ar e que chega até à sua superfície.
No entanto, quando a luz chega directamente vinda da água até ao olho esta é refractada com uma amplitude diferente, pelo que não fica correctamente focada. Os óculos de mergulho restauram o ponto de interacção ar/olho, sendo recuperada a visão normal.


Rosa Espada

1 comentário:

Angela disse...

Olá Rosa,

Muito interessante a explicação. Já tive essa experiência quando mergulhei em Cabo Verde. O Dive Master disse-me que, embora, tivesse miopia iria ver melhor debaixo de água e foi um facto.

Angela

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo