O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

Itinerários de Espanto: viajar, estudar, fotografar


No passado dia 23 de Fevereiro, o Centro Novas Oportunidades de Cacilhas e a BECRE organizaram em conjunto a actividade de divulgação da obra "Itinerários de Espanto, integrada no PNL e no programa das comemorações dos 150 anos do Tratado de Amizade Luso-Japonês. Resultando de uma experiência de contacto com a realidade educativa japonesa, "Itinerários de Espanto" de José Cunha, Orlando Ferreira e Paulo Martins é um testemunho  esteticamente muito interessante de uma experiência de vida que estes três professores portugueses decidiram partilhar com a comunidade educativa.
Presidida por Margarida Fonseca (Directora da ESCT), Fernando Pinto do Amaral (Comissário PNL) e  Manuela Santos (coordenadora pedagógica CNO), a sessão contou com a presença de Guilhermina Gomes (Círculo de Leitores), Margarida Mascarenhas (Museu do Oriente), representantes da empresa NCreatures e Miguel Almeida / Joana Rodrigues e João Cabral, conferencistas em actividades do CNO e/ou BECRE. Na assistência, um grupo de formandos/adultos em processo de reconhecimento de competências aguardavam, antes do início da sessão, pelo testemunho dessa inolvidável experiência de vida.
Depois das boas-vindas e dos agradecimentos iniciais por parte de Margarida Fonseca, Pinto do Amaral enalteceu a iniciativa, reiterando: "a leitura é para todos", "o livro e o conhecimento quebram barreiras". Manuela Santos reforçou a mensagem enaltecendo o prazer e o fascínio da leitura.
Os professores José Cunha, Orlando Ferreira e Paulo Martins encantaram a assistência com o relato da sua viagem ao Japão para o que muito contribuiu o suporte visual da sua conferência e que igualmente serviu para a articulação pretendida com o referencial do processo de validação de competências dos adultos. Por cortesia dos conferencistas disponibiliza-se uma versão em PDF da apresentação visionada na conferência - "Itinerários de Espanto: viajar, estudar, fotografar." Não deixaram de surpreender a plateia com um pequeno filme no qual um grupo de alunos japoneses cantava «cheira bem, cheira a Lisboa». 
O professor-bibliotecário encerrou a conferência, reiterando a importância da leitura na formação pessoal de cada indivíduo e agradeceu a presença dos adultos e de todos os convidados.

José Fernando Vasco

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo