O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

Eça de Queirós (1845-1900)

Acutilante nas críticas à sociedade e certeiro na descrição da situação que Portugal vivia na altura, Eça de Queirós foi um dos maiores pensadores do seu tempo e um dos nomes mais importantes da literatura portuguesa. Cáustico, desencantava os mais ácidos argumentos para descrever a sociedade do seu tempo. Notabilizou-se pela originalidade e riqueza do seu estilo e linguagem, nomeadamente pelo realismo descritivo e pela crítica social constantes nos seus romances.



 

Opiniões sobre Eça e a sua obra:
Carlos Reis - «A obra de Eça de Queirós é canónica também porque nela revemos temas e ideias que ajudam a identificar uma cultura, uma literatura e mesmo uma língua. […] Sendo assim, a leitura de Eça pode ser (e é quase sempre) um pretexto de reencontro com valores e com formas que, a mais do que um título, continuam a fazer sentido para nós.» 
Jacinto Prado Coelho - «mais analista social do que psicólogo [...] ironizou Portugal porque muito o amava e o queria melhor.»  
Vergílio Ferreira - «Eça realiza com a “palavra” o mais espantoso milagre de subtileza, de graça, de sensibilidade.»
Maria Filomena Mónica - «Não é possível ouvir certas frases, ver certos ambientes, notar certos tiques, sem lhes atribuir o adjectivo “queirosiano”.»
Lídia Jorge -
«Como sucede com todo o escritor genial, a grandeza da obra
de Eça corresponde ao triunfo de um ponto de vista.»
Urbano Tavares Rodrigues -
«Eça é, para mim, acima de tudo, o supremo ironista da nossa literatura moderna e o renovador da língua literária.»

João de Melo - «A eternidade de Eça, a sua universalidade tácita, o génio absoluto do escritor português que mais de perto lidou com os paradoxos do amor e do repúdio por Portugal - será que existem? Claro que sim. Mas existem em nós, por nós.»
Possidónio Cachapa - «O Eça é o meu escritor dos pequenos-almoços. Não é o único, mas é um dos que convido, amiúde, a partilhar as profundas chávenas de café com leite e torradas. Sento-me, eu, no meu lugar costumeiro e encosta-se, ele, displicente contra um frasco de compota estrangeira. E ali ficamos, os dois, à conversa.»

Sítios electrónicos de interesse:
Farol das Letras/Eça de Queirós - Cronologia biobibliográfica.
Fundação Eça de Queiroz
Hora'Eça - Cronologia, vida e obra, caricaturas, testes. 
Obras de Eça de Queirós - Versões electrónicas com texto integral.
Vidas Lusófonas/Eça de Queirós - Cronologia, vida e obra.

Disponível para consulta na BECRE:











Vida e Obra de Eça de Queirós (CD-ROM)






Página moodle "Português (2007-2010)" (Coord. Prof.ª Alexandra Pedro)
Grandes Livros/Episódio 1 - "Os Maias" de Eça de Queirós:
Parte 1/5 - Parte 2/5 - Parte 3/5 - Parte 4/5 - Parte 5/5
Resumo da obra literária de Eça de Queirós, incluindo trechos da série da TV Globo (Brasil) baseada em "Os Maias": Parte 1/3 - Parte 2/3 - Parte 3/3


Bárbara Nabais
José Fernando Vasco

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo