O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

Curso de Português para Falantes de Outras Línguas - textos de formandos

Visita a Fátima e ao Mosteiro da Batalha
A Liga de Mulheres Moldavas em Portugal organizou uma visita a Fátima e ao Mosteiro da Batalha, no dia 18 de Outubro.
O encontro foi na Cova da Piedade às oito horas da manhã. O grupo  tinha 35 pessoas: portugueses, moldavos, romenos e ucranianos.
Durante a viagem fizemos uma paragem para tomar café, ir à casa de banho e tirámos algumas fotos.
Chegámos a Fátima às 11 horas. Eu assisti à missa católica e fui ver a “Nova Basílica”. Depois passei pelas lojas de lembranças sobre Portugal e Fátima. Às 13 horas o almoço decorreu num parque.
Durante o almoço falámos sobre a comida portuguesa e moldava e brindámos com a palavra “Saúde” em moldavo e português, que me fez lembrar mais uma vez o meu país, a minha terra, a minha mãe e os amigos.
Depois de almoçar tivemos algum tempo para falar e conhecer-nos melhor.
À tarde visitámos o Mosteiro da Batalha. Fiquei encantada com a arquitectura do Mosteiro e soube que no dia 7 de Julho de 2007 foi eleito como uma das sete maravilhas de Portugal.
Depois de ter visitado o Mosteiro fomos tomar café e falámos sobre os filhos, sobre a vida e valores.
Às 16 horas voltámos para casa.
Tive um dia bastante interessante porque descobri datas marcantes da história de Portugal. Gostaria de visitar novos sítios para conhecer melhor a cultura e história portuguesas.
Dina (formanda moldava)
  
O despertador  
A minha entrada em Portugal foi no fim de 1999. Foi muito difícil porque eu não sabia falar bem, não sabia explicar as coisas simples. Eu andava sempre com o pequeno “Guia de conversação” e todos os dias estudava palavras, palavras, palavras, palavras.
Uma vez, para comprar um despertador nós entrámos numa loja na Costa de Caparica. O meu amigo perguntou à vendedora se ela tinha um relógio para vender e indicou na mão onde nós costumamos usar relógio. Ela respondeu que sim e mostrou um relógio muito bonito, com calendário e bem caro. Para explicar melhor o que é que eu precisava, disse que nós precisávamos de um relógio maior, mais barato e com um mecanismo para fazer barulho na mesa, de manhã. (A palavra despertador ainda não estava na minha memória). A vendedora não percebia e mostrou outros relógios ainda mais bonitos e mais caros.
O meu amigo ficou zangado sem saber como se explicar melhor e disse: “Preciso de um relógio grande para não dormir”. Mostrou a orelha à vendedora e disse: “Bz-z, bz, bz-z, para ir trabalhar”.
Nunca esquecerei os olhos da vendedora e a palavra DESPERTADOR.   
Nicolai (formando ucraniano)

Dia Internacional da Mulher 
Na Moldávia não existe o Dia da Mãe, por isso o Dia Internacional da Mulher é muito importante (até é feriado). Neste dia temos de dar os parabéns à mãe, avós e irmãs. Normalmente junta-se toda a família para almoçar. As flores que se costumam dar são as rosas e as tulipas. Ser mãe é muito difícil. Só agora, que eu também sou mãe, é que entendo a importância do Dia Internacional da Mulher.Este ano, a minha filha trouxe-me uma flor feita por ela no infantário. O meu filho preparou um bolo. Foi muito engraçado e emocionante. O meu marido, além de flores, decidiu lavar a loiça toda. Coitado dele – olhava para o relógio a toda a hora para ver se ainda era dia 8 de Março. Só no fim do dia respirou aliviado e contente porque 8 de Março é só uma vez por ano. Mesmo assim sou muito feliz por ser mãe e mulher e porque tenho uma família maravilhosa. Acho que tem que ser marcado o dia da família. Era muito giro. 
Aliona (formanda moldava)

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo