O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

"Nós e o nosso Portugal"

Apreciação crítica sobre a peça “Nós e o Nosso Portugal”, representada pela turma R do Curso de Educação e Formação de Adultos (EFA), no âmbito da Área de Cultura, Língua e Comunicação, UFCD 6 – Culturas de Urbanismo e Mobilidade – 17 de Março de 2010.
Cidade de Chaves (foto de Malice)

Na semana passada a nossa turma assistiu a uma peça de teatro, cujo tema era a diferença entre a cidade e a aldeia.
Como já  sabemos, na cidade as condições de vida são melhores do que na aldeia, porque temos sempre água quente, mais transportes, mais trabalho, mais condições para estudar, mais actividades culturais e desportivas.
Mas na aldeia também há coisas boas, como por exemplo, menos ar poluído, mais segurança, mais parques, mais tradições, menos transportes, menos barulho, mais tranquilidade. Também assistimos a uma entrevista a uma pessoa da cidade e a outra da aldeia e vimos as diferenças de educação, as maneiras de falar e de comportamento em público.
Ouvimos um conto sobre os dois amigos ratos – um era da cidade e o outro era do campo.
Foi uma experiência interessante porque, em primeiro lugar, nunca tinha visto um espectáculo português, ouvi mais vozes diferentes e diferentes sotaques. Vi a diferença entre actores portugueses e moldavos. Ouvi poesias portuguesas e a maneira de organização. Gostei da liberdade dos actores e do público que foi activo e muito atento.
Nós, moldavos, temos de aprender muitas coisas a nível do comportamento. Temos de nos despir de muitos complexos e obter mais confiança em nós próprios. A vida não é tão difícil como às vezes parece. A vida é um teatro onde os actores somos mesmo nós. E cada pessoa escolhe a sua personagem.
Aliona (formanda da Moldávia)

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo