O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

«A Implantação da República em Almada» por Alexandre Flores

No dia 19 de Março, o Dr. Alexandre Flores, responsável pelo Arquivo Histórico Municipal de Almada, proferiu uma palestra sobre o tema – “A Implantação da República em Almada” , correspondendo ao convite formulado pelo projecto Historiando em colaboração com a Associação de Cidadania de Cacilhas, O Farol.
O núcleo da conferência incidiu sobre a proclamação da República em Almada, que teve lugar a 4 de Outubro de 1910, um dia antes da sua proclamação e implantação definitiva em Lisboa, no dia 5 de Outubro.
A informação acerca da toponímia de Almada, relacionada com os acontecimentos que impuseram o regime republicano, e a participação de personalidades locais cativaram a vasta plateia de alunos e professores. Esta iniciativa vem na sequência da exposição “Embandeirando a República” sobre propostas de bandeiras para a República, que ocorreu em Fevereiro e aqui noticiado, e está relacionada com eventos comemorativos do Centenário da República.

Ana Maria Costa (Historiando)

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo