O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

O Regresso de ALIX

Sob a chancela de LER+/Plano Nacional de Leitura, o dia de hoje fica claramente marcado pelo início da reedição de dezasseis álbuns da série ALIX, um marco da produção BD franco-belga. Da autoria de Jacques Martin (1921-2010), famoso desenhador que integrou a equipa Tintin em 1948 e a do Studio Hergé em 1953, a série ALIX concilia aventura e rigor histórico num estilo de desenho clássico, estilizado e evocativo da Roma Antiga.



«No ano 53 a.C., as legiões romanas partem à conquista do mundo conhecido daquele tempo. Marsala, um dos comandantes, entra na cidade conquistada de Khorsabad, onde todos os habitantes foram massacrados. Um jovem gaulês apoia-se sobre um muro para ver a passagem das tropas, mas as pedras cedem e atingem o carro do general, que fica ferido. Cercado pelos soldados, o jovem louro é interrogado por Marsala, a quem diz chamar-se Alix. Conduz o general ao palácio imperial, onde lhe indica o caminho para o enorme tesouro deixado para trás pelos fugitivos. O general romano decide apoderar-se daquela imensa riqueza e incendeia o palácio depois de mandar prender Alix a uma coluna. As tropas partas do general Surena não estão longe, desejosas de se vingarem. Um grupo de cavaleiros aproxima-se do palácio em chamas, detendo o jovem imediatamente depois de ele ter conseguido libertar-se e escapar a uma morte certa...»
Fonte: Público

A parceria editorial ASA/Público anuncia os seguintes volumes:
01. Alix, o Intrépido (publicado hoje)
02. A Esfinge de Ouro
03. A Ilha Maldita
04. A Tiara de Oribal
05. Garra Negra
06. As Legiões Perdidas
07. O Último Espartano
08. O Túmulo Etrusco
09. O Deus Selvagem
10. Iorix, o Grande
11. O Espectro de Cartago
12. O Deus Vulcão
13. Herkios, o Jovem Grego
14. A Torre de Babel
15. Vercingétorix
16. O Cavalo de Tróia

Uma edição recomendada pelo
Plano Nacional de Leitura e pela BECRE

 
Hiperligações:
LerBD
The Adventures of Alix (wiki em inglês)
ALIX L'Intrépide (sítio não-oficial)
José Fernando Vasco

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo