O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

31 de Janeiro de 1891

A 31 de Janeiro de 1891, a primeira tentativa de substituição do regime monárquico pelo ideal republicano traduziu-se numa enorme trapalhada e num fracasso muito complicado de gerir nos anos que se seguiram.
Contudo, mostrou que a via revolucionária para o derrube da monarquia era possível e, a partir de 1906, maioritária dentro do Partido Republicano Português.
Um dos participantes na revolta do 31 de Janeiro foi o célebre Capitão Leitão que dá nome a muitas ruas de cidades - como é o caso de Almada - e vilas portuguesas.

Mas afinal quem é o Capitão Leitão?

José Fernando Vasco

William Turner

 
William Turner
(1775-1851)
O mais importante pintor britânico do século XIX
e um dos maiores de todos os tempos
na arte ocidental

O Prazer de Ler

Hoje pelas 20,30 horas, a BE/CRE acolheu com enorme satisfação mais uma iniciativa conjunta com o Centro Novas Oportunidades (CNO) de Cacilhas, subordinada à temática "O Prazer de Ler" e que contou com a participação da Drª Guilhermina Gomes, directora editorial do Círculo de Leitores. O professor José Cunha, director do CNO de Cacilhas, abriu a sessão agradecendo a disponibilidade da convidada cujo perfil procurou caracterizar. Na intervenção seguinte, a professora Manuela Santos, coordenadora pedagógica do referido CNO, estabeleceu a relação entre o processo de certificação RVCC, a formação dos adultos e a frequência deste tipo de iniciativas. Este facto deriva de uma ideia partilhada por todos: publicar bons livros contribui para a formação de bons leitores e, logo, melhores cidadãos. Por outro lado, o portfolio reflexivo de aprendizagens de cada um dos formandos adultos, deverá espelhar  uma "história de vida" que igualmente é composta de leituras, reflexões e aprendizagens. 
Durante a sua exposição, Guilhermina Gomes recorreu igualmente à sua "história de vida" e, nomeadamente, a sua paixão por livros e leituras que se tem espelhado na sua actividade profissional na área da edição/ publicação e na sua relação pessoal com os seus livros de referência. Estes reflectem exemplos de força humana e permitem o conhecimento de outros locais, de outras vivências, de outras experiências pessoais. Por outro lado, comungou com a assistência interessada a ideia muito gratificante do livro proporcionar a partilha: do próprio numa comunidade de leitores, das experiências reflectidas no acto literário e, igualmente, a partilha das emoções despertadas pela leitura. A democratização  da cultura em geral tem vindo a reforçar e é um reflexo desta possibilidade/necessidade de formação para a cidadania, através do livro e da leitura.Para tal é necessário promover e desenvolver o espírito de curiosidade perante o saber.
No encerramento da sessão, o professor-bibliotecário agradeceu a disponibilidade da convidada e a sua oferta de alguns livros para a BE/CRE e CNO e sublinhou quão gratificante tinha sido esta conferência, na sua essência promotora da partilha da paixão pelos livros e pelo saber.

José Fernando Vasco

Portal das Escolas - área de jornais e revistas de interesse educativo

Realizou-se hoje pelas 11:00 horas, no Centro Cultural de Belém, a cerimónia de apresentação pública da área de jornais e revistas de interesse educativo do Portal das Escolas. Jornais e revistas históricas e actuais do Grupo Impresa vão estar progressivamente disponíveis no Portal das Escolas. Entre os títulos a disponibilizar, contam-se as publicações históricas "A Capital", "História", "O Jornal" e "Sete" e os títulos actuais "Expresso", "Jornal de Letras" e "Visão".
A Srª Directora, professora Margarida Fonseca, liderou uma comitiva constituída por alunos, a assistente operacional Dulce Lourenço (BE/CRE), a professora Ana Costa e o professor-bibliotecário José Fernando Vasco que registou o simpático encontro de professores e alunos da Escola Secundária de Cacilhas-Tejo com a Srª Ministra.
A sessão iniciou-se com o visionamento de um vídeo ilustrativo do Plano Tecnológico da Educação e que contou com a participação de membros da nossa comunidade educativa.
Posteriormente, o Presidente do Grupo Impresa, Francisco Pinto Balsemão, e a Srª Ministra da Educação Drª Isabel Alçada sublinharam, nas suas breves intervenções, o desafio da construção da Escola do século XXI e as potencialidades da parceria Educação/Media na construção de ambientes dinâmicos de aprendizagem.
Após a sessão de apresentação, a Drª Isabel Alçada trocou algumas ideias com os alunos e professores da nossa Escola.
José Fernando Vasco

«A Minha t-shirt da República»

Criar uma t-shirt original que celebre o Centenário da República é o desafio colocado pelo concurso Desde Quando Verde Combina com Vermelho? A Minha T-shirt da República, iniciativa direccionada a alunos da Educação Pré-Escolar e dos ensinos Básico e Secundário. Os trabalhos podem ser submetidos até ao dia 26 de Fevereiro.
A t-shirt deve incluir uma ilustração subordinada aos símbolos da República, designadamente a bandeira e o hino nacionais, ou aos valores e ideais republicanos.
A ilustração pode ser efectuada com recurso a técnicas de expressão plástica e a técnicas digitais.
O concurso é uma iniciativa da Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República (CNCCR), do Ministério da Educação e do Plano Nacional de Leitura.
Para mais informações, consultar o sítio da CNCCR.
Fonte: Portal das Escolas
Paula Penha

Frédéric Chopin (1810-1849)

Frédéric Chopin (1810-1849)
No ano em que se comemoram os 200 anos do nascimento do genial Frédéric Chopin,
o compositor que transpôs a poesia para a música como ninguém até hoje o conseguiu fazer...

Lawrence Foster (maestro) - Orquestra Gulbenkian / Sa Chen (piano)
Piano Concerto n.º 1 (excerto)
Links de interesse:
Cinema - filmes inspirados na vida e obra de Frédéric Chopin:
Charles Vidor - "A Song to Remember" (1945), com Cornel Wilde e Merle Oberon
Sarah Kernochan - "Impromptu" (1991), com Hugh Grant e Judy Davis
Jerzy Antczack - "Chopin: Desire for Love" (2002), com Piotr Adamczyk e Danuta Stenka

José Fernando Vasco

Fernando Pessoa (1888-1935)

Poeta maior da língua portuguesa

“Não sou nada.
Nunca serei nada.
Não posso querer ser nada.
À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo”
(Álvaro de Campos, in: Tabacaria, 1928)

Bibliografia disponível na BE/CRE



Hiperligações:
Casa Fernando Pessoa
MultiPessoa
Fernando Pessoa , obra poética
Colectânea de Citações
 
Documentários
Os grandes portugueses - Fernando Pessoa” (20.02.2007) - contém guião e bibliografia.
"Grandes Livros, Episódio 8 - Fernando Pessoa, Livro do Desassossego" (RTP2)
Projecto: "Hip Hop Pessoa" para assinalar os 120 anos do nascimento do poeta (excertos da apresentação do projecto - 8m57s).

Poemas cantados de Fernando Pessoa
Amélia Muge - “Sono de ser”.
Ana Moura - “Fado de Pessoa” - fado em homenagem a Fernando Pessoa.
Camané - “Sopra demais o vento” - poema de 5-XI-1914.
Cristina Branco - “Mágoa” (extracto 5).
Dulce Pontes - “O Infante” - poema da Mensagem.
Joana Amendoeira - “Sopra mais o vento”.
Mariza - “Cavaleiro Monge”- in ”Poemas de Fernando Pessoa (1931-1933)", Volume I, pág. 156 (disponível na BE/CRE).
Moonspell “Opium” (o final da canção tem uma citação do poema "Opiário" de Álvaro de Campos).
Zeca Afonso - “O comboio descendente”.
Maria Bethânia - "Sonho Impossível"  - “Cartas de Amor”.
Caetano Veloso - "Padrão" - poema da Mensagem.
Secos e Molhados “Não, não digas nada”.

Poesia declamada (CD Áudio, disponível na BE/CRE)
"Mensagem" - poemas ditos por Luís Miguel Cintra
"Odes de Ricardo Reis" - poemas ditos por Luís Lima Barreto
"Ode Marítima de Álvaro de Campos" - poemas ditos por João Grosso
 
CD-ROM (disponível na BE/CRE)
Vida e obra de Fernando Pessoa - contém artigos, dicionário, mediateca (audio, imagem e vídeo, jogo interactivo)
 
Artigos
Projecto Hip-Hop Pessoa (explicação do projecto)

“Quem me dera que o Fernando Pessoa fosse vivo e escrevesse para mim…” (Ana Moura) - Resposta de Fernando Pessoa
 
Bárbara Nabais (recolha e selecção)
 


Eventos em Curso:
Lisboa - "Remix_Em_Pessoa" com Jô Soares: estará em cena no Teatro Villaret de 29 de Janeiro a 7 de Fevereiro.
Porto - "Remix Ensemble - O Livro do Desassossego" com João Reis (actor), Ana Moura (participação no vídeo) e Michel van der Aa (músico e encenador): será apresentado na Casa da Música no dia 09 de Fevereiro de 2010.

CICLO ESCRITOR DO MÊS ~ DOCUMENTÁRIO+VÍDEOS
  25 de Janeiro de 2010 (10:05 , 13:35 e 15:20 horas)
26 de Janeiro (19:15 horas)

Visita Virtual ao Museu Nacional de Arte Antiga

Desde o início do ano que é possível fazer uma visita virtual ao Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA). Através da nova aplicação, disponível no site do MNAA, podemos visitar o interior do Museu, 
explorar as diversas salas e conhecer em pormenor as obras de referência.
estão agora apenas à distância de um clique. 
É claro que a visita virtual nunca poderá substituir o contacto directo com a obra de arte.
Mas poderá ser um bom incentivo!
Boa visita!
Paula Penha

« Almada: vozes de Resistência », um testemunho

Encontra-se na nossa BE / CRE, à disposição de professores e alunos, esta obra, com produção da Divisão de Museus e Património Cultural da Câmara Municipal de Almada. O objectivo desta obra foi constituir “um documento de divulgação das memórias centradas nas formas de resistência em Almada ao regime do Estado Novo que, durante os 48 anos de ditadura, influenciaram o ambiente político, cultural e social de várias freguesias do Concelho” – o valor patrimonial da memória oral como fundamento essencial para percebermos quem somos no presente e em que tipo de representações colectivas (no caso específico, “a resistência como elemento identitário da memória colectiva”) se alicerça a identidade dos almadenses à sua terra.
Esta edição é composta por um DVD e em associação uma brochura com a transcrição de excertos das entrevistas, algumas fotografias e uma importante cronologia, de 1875 a 25 de Abril de 1974, dos principais acontecimentos desse período, a nível histórico, político e social, numa tentativa de contextualização das memórias e histórias contadas na primeira pessoa. Para além da presença dos testemunhos dos 20 homens e mulheres mais ou menos anónimos, estão incluídas imagens cedidas pela RTP, nomeadamente “Cooperativa Piedense” (Movimento Operário, 1977) e “Libertação dos presos políticos de Caxias” (Noticiário Nacional, 1974). O Índice explicita a organização temática:
1. Eu deixava um baile por um livro: o despontar de uma consciência social
2. Revoltados e revolucionários: a oposição como raiz de uma identidade colectiva
3. Foram presos muitos amigos, muitos, muitos, muitos…: da “ilegalidade” à prisão
4. No dia 25 de Abril entrou uma onda de luz e as pessoas saíram para a rua
5. Biografias dos entrevistados
6. Cronologia
Para além de um apoio importante às áreas disciplinares da História e da Ciência Política, esta publicação é certamente um valioso reforço do fundo documental, em termos de História Local.
Conceição Toscano

«1984» de Michael Radford

Com John Hurt, Richard Burton, Suzanna Hamilton e Cyril Cusack.

“Guerra é paz,
Liberdade é escravidão,
Ignorância é força.”


Este filme, baseado na obra homónima de George Orwell, é um retrato sobre o poder político e as sociedades ocidentais. Inspirado na opressão dos regimes totalitários das décadas de 30 e 40, o filme critica todo o nivelamento da sociedade, a redução do indivíduo a um instrumento para servir o Estado através do controle total, incluindo o pensamento e a redução do idioma, marcado pela omnipresença do Big Brother. Com «1984» somos confrontados com uma sociedade onde o indivíduo é controlado nos seus actos e nos seus pensamentos por uma Polícia do Pensamento, uma figura suprema, Big Brother e uma Novilíngua. Ministérios que metaforicamente têm nomes paradoxais à realidade: o do Amor dedica-se à espionagem e tortura; o da Paz promove a Guerra. Um filme que pretende alertar as consciências para os perigos futuros da tirania.
Sónia Lapa
Dia 19 de Janeiro de 2010
– 15.20 e 19.30 horas –
numa iniciativa conjunta
Professores de Filosofia - BE/CRE.

Concurso de Criatividade para Escolas

Trata-se de um projecto dirigido aos alunos do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, sobre os temas do Direito de Autor e Direitos Conexos.
Este projecto, desenvolvido pela AGECOP – Associação para a Gestão da Cópia Privada, em parceria com sociedades que representam autores, artistas, produtores e editores, conta com o apoio institucional do Ministério da Educação, do Ministério da Cultura e da Comissária Europeia Assuntos dos Consumidores, e tem como principal objectivo contribuir para a educação, sensibilização e literacia do público mais jovem no que respeita ao Direito de Autor e Direitos Conexos.
Através de uma abordagem pedagógica, prática e inclusiva, alunos e professores são convidados a criar as suas próprias obras originais concorrendo a uma ou várias das categorias a concurso: Música; Letra; Design de Capa; Vídeo; Plano de Promoção Online; Escrita Criativa e Media.
A inscrição pode ser feita entre 15 de Janeiro e 31 de Março de 2010 através do sítio do projecto, podendo os alunos participar individualmente ou em grupos, com a coordenação e acompanhamento de um ou mais docentes.

Mais informações em: http://www.grandec.org/

Folhetos disponíveis na BE/CRE

Fonte: DGIDC

Paula Penha

"A Liberdade Guiando o Povo" ... e outras obras de arte

No passado dia 5 de Janeiro foi exibido na BE/CRE o documentário "Liberdade Guiando o Povo" da série "Private Life of a Masterpiece". No final da sessão foram apresentados os trabalhos realizados pela turma do Curso Profissional Técnico de Design Gráfico (3ºL), no âmbito da disciplina de Oficina Gráfica (Módulo 9 - Fotografia). Os alunos produziram uma campanha publicitária para uma marca de sumos, baseada em obras de arte.
Entre as obras escolhidas encontra-se "A Liberdade Guiando o Povo" de Delacroix, vista pelos olhos dos alunos Célia Faísco e Rui Coutinho e com a participação de toda a turma.
José Fernando Vasco
Paula Penha


Tragédia no Haiti


 «There is no doubt that we are facing a major humanitarian emergency 
and that a major relief effort will be required ... 
I urge all members of the international community to come to 
Haiti’s aid in this hour of need.»  
Secretary-General Ban Ki-moon, New York, 13 January 2010.

Um terramoto de nível 7.0 na escala de Richter fez-se sentir a escassos 15 km da capital do Haiti, Port-au-Prince. A violência do abalo foi tal que, tal como o Secretário-Geral da ONU afirmou, estamos perante uma gigantesca catástrofe humanitária.
Fontes de Informação:
IOnline - Terramoto no Haiti
RTP - mobilização da ajuda internacional
CNN - cobertura geral do acontecimento
The Big Picture - imagens de "Boston Globe".
AMI - Declarações audio do Presidente da AMI, Fernando Nobre.

José Fernando Vasco

«Português Para Falantes de Outras Línguas»


A inclusão e a integração são aspectos importantes da perspectiva do desenvolvimento humano, desde que tenham efeitos positivos não só para os indivíduos em deslocação e respectivas famílias, mas também para as comunidades que os recebem.  
Relatório de Desenvolvimento Humano 2009:
Ultrapassar Barreiras - Mobilidade e desenvolvimento humanos

Promover a plena integração dos formandos que frequentam os Cursos de Português para Falantes de Outras Línguas (com financiamento do POPH) na Escola Secundária de Cacilhas-Tejo constitui um dos desideratos deste espaço.
A aprendizagem da língua de Camões é condição essencial para a inclusão dos imigrantes, com consequências a nível pessoal, profissional e social. O conhecimento da cultura portuguesa e da cultura dos países de origem dos imigrantes, numa perspectiva da descoberta do outro, assume igualmente uma importância capital. Assim, dada a riqueza dos percursos dos formandos que frequentam a nossa escola, as suas histórias de vida, primeiras experiências em Portugal, pretende-se com este espaço potenciar a participação activa dos adultos estrangeiros. O fascínio que decorre do encontro com o outro, do respeito pelas outras culturas repercutir-se-á positivamente nos formandos estrangeiros e, consequentemente, enriquecerá toda a comunidade.
Desta forma, os vocábulos inclusão e integração passarão a ser tomados como redução de distâncias, aproximação entre os povos, dádiva e partilha.
José Lourenço Cunha
Formador do Curso de Português para Falantes de Outras Línguas

Eric Rohmer (1920-2010)

Eric Rohmer morreu ontem aos 89 anos. Um dos cinco "jovens turcos" da Nouvelle Vague do cinema francês - conjuntamente com Jean-Luc Godard, François Truffaut, Jacques Rivette e Claude Chabrol, Rohmer deixou-nos um legado de mais de cinquenta longas-metragens para cinema e televisão. Eric Rohmer, um cineasta anti-acção e atento à densidade moral e psicológica das suas personagens, nomeadamente as femininas, é considerado uma referência máxima do cinema francês e europeu nos últimos 50 anos. Dos muitos prémios que recebeu ao longo da sua carreira, destaca-se o Leão de Ouro do Festival de Veneza em 2001. Em 2007, realizou aquele que viria a ser o seu último filme - "Les amours d'Astrée et de Céladon".

Fontes: IMDB - I Online - Público 
José Fernando Vasco

11 de Janeiro de 1890 - Ultimato Inglês

No próximo dia 31 de Janeiro iniciam-se as comemorações oficiais do Centenário da República. Hoje assinalamos o facto que, a par da eleição do deputado republicano Rodrigues de Freitas (1878), das Comemorações do Tricentenário da Morte de Camões (1880) e da fundação do jornal "O Século" (1881), marcou a existência de uma alternativa à monarquia em Portugal. O Ultimato de 11 de Janeiro de 1890 constituiu um dos momentos-chave para a compreensão do processo de desagregação da monarquia e de afirmação do ideal republicano, cujo triunfo iria consumar-se a 5 de Outubro de 1910. Representou o fim do sonho do "Mapa Cor-de-Rosa", projecto colonial que Portugal tentou fazer vingar a partir da Conferência de Berlim (1885) e que chocou com os intrincados jogos de interesse colonial entre os três colossos europeus da época: Grã-Bretanha, Alemanha e França. O rei D. Carlos que tinha sucedido a D. Luís em 1889 e perante a crise económico-financeira e a crescente instabilidade política, viu-se confrontado com as exigências britânicas.

« O que o Governo de Sua Majestade deseja e em que mais insiste é no seguinte: Que se enviem ao governador de Moçambique instruções telegráficas imediatas para que todas e quaisquer forças militares portuguesas actualmente no Chire e nos países dos Makololos e Mashonas se retirem. O Governo de Sua Majestade entende que, sem isto, as seguranças dadas pelo Governo Português são ilusórias. Mr. Petre ver-se-á obrigado, à vista das suas instruções, a deixar imediatamente Lisboa, com todos os membros da sua legação, se uma resposta satisfatória à precedente intimação não for por ele recebida esta tarde; e o navio de Sua Majestade, Enchantress, está em Vigo esperando as suas ordens.»

Os Republicanos aproveitam a situação para alargar a sua base social de apoio, criticando a monarquia de já não ser o garante da integridade territorial e da soberania nacional, afirmando a alternativa republicana:

« A monarquia, que já não proclama a ficção de manter a nossa integridade, e que se sustenta provisoriamente pelo nosso desmembramento, não tem apoio moral; mantém-se apenas pela indiferença geral [...] O que é a República, senão uma nacionalidade exercendo por si mesma a própria soberania, intervindo no exercício normal das suas funções e magistraturas? No estado actual da crise portuguesa só existe uma solução nacional, prática e salvadora - a proclamação da República. » 

O Ultimato, a inevitável aceitação por D. Carlos e a campanha política do Partido Republicano Português mostraram que, como ilustra Rafael Bordalo Pinheiro, a monarquia poderia começar a estar em perigo devido à sua incapacidade em afirmar Portugal como uma nação soberana e independente dos interesses das grandes potências. Como aliás se confirmou a 31 de Janeiro de 1891, no Porto.
 Bibliografia recomendada
e disponível para consulta na BE/CRE:

Rui RAMOS (coord.), História de Portugal, Lisboa: Esfera dos Livros, 2009.
António REIS (dir.), Portugal Contemporâneo - volume 2, Lisboa: Edições Alfa, 1992.
Nuno Severiano TEIXEIRA, O Ultimatum inglês: política externa e política interna no Portugal de 1980, Lisboa: Edições Alfa, 1990.

Hiperligações:
Portal da História - cronologia - texto de Eça de Queiroz
História Aberta - texto do Ultimato
Wikipedia - Ultimato - Mapa
África no Mundo - Mapa Cor-de-Rosa
Museu Bordalo Pinheiro - Sítio Oficial

José Fernando Vasco

III Olimpíadas do Livro e da Leitura (2009)

No passado dia 27 de Novembro foram entregues as Notações de Mérito e Menções Honrosas referentes ao ano lectivo 2008/2009.
O certificado e o prémio dos três primeiros classificados das III Olimpíadas do Livro e da Leitura foram entregues pelo Professor Bibliotecário, José Fernando Vasco.
Filipa de Matos Coutinho
(1º lugar)
Ana Sofia Ferreira Macedo
(2º lugar)
Patrícia Isabel Rosa Costa Pinto
(3º lugar)


Paula Penha
A. Marques da Silva - F4 (fotos)

A Liberdade Guiando o Povo

Eugène Delacroix, A Liberdade Guiando o Povo, 1830
Óleo sobre Tela (oil on canvas)

Abrindo a programação da BE/CRE para o ano de 2010, o documentário "Liberdade Guiando o Povo" da série "Private Life of a Masterpiece" será exibido amanhã, 05 de Janeiro de 2010 pelas 15:20 e 19:30 horas. Este documentário é um instrumento precioso para alunos de História A/ História da Cultura e das Artes e para todos os interessados nestas matérias.
A anteceder o visionamento do documentário, a assistência terá oportunidade de verificar como uma obra de arte perdura muito para além do expectável - o vídeo "Viva La Vida" da banda britânica Coldplay tem como referência estética a obra de Eugène Delacroix.
A sessão terminará com um percurso audiovisual da obra daquele que é considerado como a referência máxima da pintura romântica francesa.

Eugène Delacroix
(1798-1863)

LIGAÇÕES ÚTEIS 


LEITURA RECOMENDADA DE OBRAS DISPONÍVEIS NA BE/CRE

Identidade Visual da BE/CRE

A BE/CRE tem uma nova Identidade Visual.

Os alunos do 2º ano do Curso Profissional Técnico de Design Gráfico desenvolveram propostas para a nova Identidade Visual da BE/CRE, no âmbito da disciplina de Oficina Gráfica e sob orientação da professora Tânia Matos.
A proposta seleccionada foi desenvolvida pelo aluno Marcos Cohen (3º L), autor da identidade visual anterior (2007) que foi também convidado a apresentar uma nova proposta.

Proposta apresentada pelo aluno Marcos Cohen (3ºL) - 1º classificado
Proposta apresentada pela aluna Ana Catarina Chumbinho (2ºL) - 2º classificadoProposta apresentada pelo aluno António Madeira (2ºL) - 3º classificado


Parabéns a todos os alunos pelo empenho, criatividade e qualidade das propostas apresentadas.
Um agradecimento especial à professora Tânia Matos pela sua colaboração.

Paula Penha

Sinalética da BE/CRE

Os alunos do 3º ano do Curso Profissional Técnico de Design Gráfico desenvolveram propostas para sinalética da BE/CRE, no âmbito da disciplina de Design Gráfico e sob orientação da professora Lúcia Inácio. Os projectos foram desenvolvidos em equipas de 2 e/ou 3 alunos e no final foram apresentadas cinco propostas de sinalética para as placas de identificação das estantes.
A proposta seleccionada foi desenvolvida pelos alunos Marcos Cohen e Vera Figueiredo. Este projecto estará disponível brevemente... numa estante perto de si!!!

Proposta apresentada pelos alunos Marcos Cohen e Vera Figueiredo - 1º classificado


Proposta apresentada pelos alunos Ana Rita Pessoa, João Marquês e Luís Marques - 2º classificado
Proposta apresentada pelos alunos Ana Isabel Fernandes, Célia Faísco e Daniel Ribeiro - 3º classificado

Parabéns a todos os alunos pelo empenho, criatividade e qualidade das propostas apresentadas. Um agradecimento especial à professora Lúcia Inácio pela sua colaboração.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo