O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

A Restauração da independência portuguesa

Vieira Portuense
D. Filipa de Vilhena armando os seus filhos cavaleiros
(1801)

A Espanha envolveu-se na Guerra dos Trinta Anos (1618-1648). Para fazer face à guerra e à crise que vivia aumentou os impostos e recrutou homens para o seu exército. Portugal, como estava unido à Espanha, foi também afectado, o que provocou descontentamento em todos os grupos sociais.

A notícia de que a Catalunha se revoltara e de que os nobres portugueses seriam obrigados a ir ajudar a reprimir a revolta, fez com que um grupo, composto predominantemente por fidalgos, se revoltasse no 1º de Dezembro de 1640. Os revoltosos dirigiram-se ao paço real, prenderam a duquesa de Mântua (representante do rei espanhol e neta de Filipe II) e assassinaram Miguel de Vasconcelos (secretário de Estado).

D. João, duque de Bragança, foi aclamado como D. João IV, rei de Portugal, iniciando-se assim a quarta dinastia.

Estava feita a Restauração da Independência de Portugal. Este acontecimento continua a ser recordado todos os anos no dia 1 de Dezembro, feriado nacional.

Luísa Oliveira
Silvestre Ribeiro

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo