O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

As minhas primeiras experiências em Portugal

A maior dificuldade que eu encontrei quando cheguei a Portugal foi perceber a mentalidade dos portugueses. Eu tive sorte porque quando cheguei a Portugal trabalhei num instituto onde a maioria dos trabalhadores falava inglês. Por isso eu podia comunicar fluentemente com os meus colegas em inglês. O maior problema foi a mentalidade dos portugueses. Para mim e para os outros estrangeiros que eu conheço, a mentalidade dos portugueses é difícil. Por exemplo, quando marco uma reunião às 10.00 horas da manhã, para mim e para a maioria dos estrangeiros, especialmente com origem no norte da Europa, isto significa que a reunião vai começar às 10.00 horas e não às 10.15 h ou ainda mais tarde. Este problema não é muito importante estão presas com outras coisas, mas para mim esta despreocupação significa falta de respeito pelas outras pessoas. Ocasionalmente tenho falado com os meus colegas sobre este aspecto cultural e na ocasião alguns percebem, mas depois, na próxima vez, fazem a mesma coisa – chegam atrasados. A mesma coisa é quando eu espero por um serviço ou outra coisa ou ajuda em qualquer caso. Quando alguma pessoa me diz que ele/ela vai fazer esta coisa amanhã, isto já significa para mim uma semana depois.
Moro em Portugal há seis anos e já sei que quando preciso de qualquer coisa, eu devo organizar essa coisa uma semana antes da “deadline”.
Rafal
(Formando da Polónia)

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo