Maria Isabel Silva Reis, diretora médica na Clínica Pediátrica REFLIC, esteve ontem na BECRE e, durante cerca de uma hora, dialogou com os formandos EFA (B3 e S-Escolar) em torno das questões da saúde - conceito, atitudes e práticas.
Reiterando a importância das três dimensões - física, psíquica e social - da Saúde, defendeu que é «uma construção diária», na qual todos - indivíduos e profissionais - devem ter uma postura ativa.
A prática médica não se pode reduzir à mera prescrição de receituário. Os profissionais da Saúde devem trabalhar com os cidadãos na mobilização em torno da alteração de hábitos, só possível com a devida compreensão das situações e com o reforço motivacional para a alteração de comportamentos de risco e a adoção de práticas saudáveis diárias. Articulado com a saúde infantil e juvenil, o diálogo com a plateia centrou-se em torno de múltiplas questões, nomeadamente, hábitos alimentares e comportamentos sexuais e outros. A mudança de atitudes e comportamentos dos mais velhos possibilita igualmente um mais eficaz acompanhamento e supervisão do crescimento saudável dos mais novos.
Divulgam-se os dados estatísticos relativos à avalição da atividade:
Artigos relacionados:
José Fernando Vasco