O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

Arte Conceptual - Instalações

Numa sociedade caracterizada pelo consumo, a arte surge como um reflexo de novas formas de relacionamento social, onde determinados objectos e imagens se impõem como ícones. Assim, a Arte Contemporânea e a infinidade de “estilos” artísticos que ela abarca, levam o espectador para um imaginário diferente daquele que nos foi apresentado em épocas anteriores.
Um dos estilos artísticos contemporâneos que mais nos faz imaginar é a Arte Acontecimento, uma tendência artística das últimas décadas do século XX e que engloba o Happening, a Performance, a Body Art e a Instalação.
A primeira, consiste numa representação teatral improvisada, ou encenada, integrando o espectador e o espaço envolvente na sua acção. Tem uma estreita ligação entre a Arte e a Vida. É uma tendência em que o Artista, através dos seus gestos, atitudes e comportamentos estabelece uma relação de comunicação/ interacção com o meio envolvente e o público.
A Performance baseia-se na estética do espectáculo e alarga a sua intervenção a áreas como a pintura, o vídeo, o cinema, a dança.
Quanto à Body Art, o corpo é o protagonista e o principal meio de expressão.
No que diz respeito à última tendência, apesar de contar ainda com uma definição frágil, é um fazer artístico, onde a intenção do artista é a grande essência da sua obra. Enquanto poética artística permite uma grande possibilidade de suportes (vídeos, filmes, esculturas, performances) e uma variada gama de possibilidades. É um fenómeno artístico volátil, efémero, que absorve e constrói o espaço à sua volta, ao mesmo tempo que o desconstrói. É passageiro, fica apenas materializado de forma definitiva na memória.
Na instalação, o sentido do tempo é o não tempo, onde a fruição se dá de forma imediata ao apreciar a obra in-loco. Instiga os sentidos do público quase que o obrigando a experimentar sensações (agradáveis ou incómodas) e também o leva a participar na própria obra uma vez que ele é o objecto último da própria obra.
Exemplo de uma instalação criada pelos alunos do 2º ano do Curso Profissional de Design Gráfico da nossa escola:

Artigo relacionado:
What is Pop Art?

 Ana Pereira

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo