O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

Arte Urbana


Arte Urbana, Urbanografia ou Street Art são expressões que se referem à forma de expressar sentimentos, emoções, revoltas contra o mundo ou até mesmo contra o próprio artista no espaço público, distinguindo-se do mero vandalismo.Temos como exemplo o trabalho acima.
No inicio era um movimento underground, ou seja, desconhecido e mal conotado perante o grande público, mas aos poucos dinamizou-se, tornando-se mundialmente conhecido e reconhecido como um estilo de arte e uma forma de expressão, apesar de ainda pouco aceite.
Abrange várias áreas, do Graffiti ao Stencil, Autocolantes, Instalações, entre outras.
A expressão Arte Urbana surge inicialmente associada aos pré-urbanistas culturalistas como John Ruskin ou William Morris e posteriormente ao urbanismo culturalista de Camillo Sitte e Ebenezer Howard. O termo era usado para identificar o refinamento de determinados traços executados pelos urbanistas ao "desenharem" a cidade.

Da necessidade de flexibilidade no desenhar da cidade surgiu a figura dos planos. Este facto fez cair em desuso o termo Arte Urbana, ficando a relação entre Arte e cidade confinada durante anos à expressão Arte Pública.
Numa forma de tentar dinamizar e integrar este movimento criaram-se galerias e concursos onde participantes de todas as idades pudessem expor os seus trabalhos e ver reconhecidas as suas obras. Todavia, ainda existe alguma controvérsia acerca do que é vandalismo, ou lixo urbano, e arte. Questão essa cuja resposta reside simplesmente na mente de cada um de nós e na nossa forma de ver esta grande força, a Arte.

Artigos relacionados:
João Carrilho
(aluno CP - Design Gráfico)

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo