O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

«Blindness» de Fernando Meirelles/José Saramago, segundo Rafal

O filme Blindness, baseado no livro de José Saramago é um filme com uma carga emocional muito forte. O filme apresenta a degradação humana mas também muita catarse, limpeza profunda.
A estrutura do filme é excepcional. Não conseguimos saber nem os nomes das pessoas nem o sítio onde esta história acontece, mas também não sabemos nada sobre a causa da cegueira. Estas informações são irrelevantes para perceber o que aconteceu. O que é importante é o que pode acontecer com toda a gente, o que está dentro de nós.
Conheço pouco da obra de José Saramago, mas pensava em Saramago como um escritor com uma ligação forte com a política, principalmente a esquerda. Por isso, os motivos como as esculturas cegas na igreja, a chuva como símbolo da vida fizeram dissonância com a minha visão de José Saramago e o filme Blindness.
As minhas personagens preferidas são as mulheres, chefiadas pela mulher do médico, prontas para fazer tudo em troca de comida. Um acto de sacrifício para salvar a vida a toda a gente faz delas as personagens do filme.
Rafal
(Formando da Polónia)

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo