O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

«Mulheres em discurso» de Ana Vicente

Disponível para consulta na BECRE
a partir de 02 Junho 2011
por amável doação de Júlia Coutinho

Numa altura em que se discute o muito que está por fazer em torno da Educação para a Saúde e, nomeadamente, para uma sexualidade responsável e para uma educação para os afectos, a obra «Mulheres em discurso» de Ana Vicente apresenta um panorama da realidade portuguesa de finais da década de 70 e inícios da década de 80 do século XX, altura das primeiras tentativas sérias de montagem de uma ideia de promoção do Planeamento Familiar.
Para além da contextualização e análise de dados, o interesse reside sobretudo nos testemunhos, dúvidas e interrogações mais ou menos pungentes das cerca de 600 mulheres e 40 homens colocaram sob a forma de carta para a revista «Crónica Feminina», suporte para uma campanha (1979-1981) dirigida pela Comissão da Condição Feminina e que, na altura, contou com o apoio do Fundo das Nações Unidas.
Trinta anos depois, o interesse da obra permanece do ponto de vista histórico e sociológico. É igualmente revelador das consequências de uma política social moralista durante o Estado Novo, e que colocou uma parte muito (demasiado...) significativa da população portuguesa na total ignorância em relação às questões da sexualidade e do planeamento familiar.

José Fernando Vasco

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo