O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

Educação e formação no século XXI


Publica-se o texto que consta do painel de apresentação da Escola Secundária de Cacilhas-Tejo na «Mostra Ensino Superior, Secundário e Profissional 2011», organizada pela Câmara Municipal de Almada e que decorre de 04 a 07 de Maio.
«O objectivo é divulgar os sistemas e os vários níveis de educação e formação, numa dimensão global.»




Fonte:
Câmara Municipal de Almada


A Escola Secundária de Cacilhas-Tejo (ESCT) defende a formação de cidadãos críticos, conscientes e responsáveis, no âmbito de uma sociedade democrática que promova o desenvolvimento da personalidade humana e o progresso espiritual, moral, social, cultural e económico.

O fomento da autonomia e criatividade do aluno, a defesa da herança cultural, do respeito pela diversidade e pela liberdade intelectual, essencial para o exercício da cidadania, espelha-se na opção por uma oferta educativa diversificada, ao nível de cursos e modalidades de formação que procuram responder a necessidades de uma população escolar heterogénea.

Os cursos de ensino secundário em regime diurno visam a dupla função de prosseguimento de estudos e de preparação para a entrada no mercado de trabalho. Defende-se o rigor científico e o planeamento do trabalho dos alunos que promova a sua criatividade e a aquisição de competências. A oferta formativa para os adultos em regime nocturno visa garantir uma nova oportunidade de formação que garanta o progresso global de cada adulto e da comunidade no seu todo.

Por isso, o conceito de aprendizagem preconizado pela ESCT é o da aprendizagem ao longo da vida. Tal pressupõe, antes de mais, o livre acesso à informação que só se torna verdadeiramente efectivo com o desenvolvimento de competências ao nível da leitura e literacias, da resolução de problemas e de utilização das tecnologias da informação e comunicação.

São vectores que orientam a prática lectiva, o desenvolvimento de projectos, a orientação de estruturas – como a Biblioteca Escolar – e a missão do Centro Novas Oportunidades:

* a aprendizagem da leitura e o desenvolvimento das literacias;
* o desenvolvimento de competências ao nível da selecção, produção e utilização da informação;
* o desenvolvimento da autonomia na aprendizagem;
* o desenvolvimento da criatividade e do bem-estar pessoal perante a aprendizagem;
* o aprofundamento da cultura cívica, científica, tecnológica e artística.

Ambientes de aprendizagem diversificados e centrados no aluno/adulto defendem o desenvolvimento da personalidade humana. A ESCT procura criar ambientes correctos, positivos e envolventes de aprendizagem, promovendo simultaneamente a noção de pertença e integração na comunidade escolar e o respeito pelos direitos humanos, condições essenciais na formação para a cidadania na sociedade do conhecimento.

José Fernando Vasco

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