O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

«III Conferência de Design Gráfico - ColorAdd» com Miguel Neiva

No próximo dia 27 de Maio (sexta-feira), pelas 10h30, realizar-se-á, na BECRE, a III Conferência de Design Gráfico com o designer Miguel Neiva que irá apresentar o seu projecto "ColorAdd".

"O projecto ColorAdd, que teve como origem uma tese de mestrado, foi desenvolvido para ajudar a minorar o problema de um universo significativo da população mundial numa área em que todas as sociedades são e estão cada vez mais envolvidas e preocupadas – a inclusão.
Numa altura em que tanto se fala em “design inclusivo”, este projecto apresenta uma solução que permite aos daltónicos identificar as cores. O daltonismo, deficiência de transmissão hereditária — sem cura, que afecta maioritariamente indivíduos do sexo masculino — estima-​​se que quase 10% da população masculina seja daltónica, em diferentes graus, mas com alguma dificuldade na interpretação da cor.

Oferecer aos daltónicos independência aquisitiva, uma mais fácil integração social em situações que a opção e escolha da cor é relevante e a minimização do sentimento de perda gerada pela deficiência, com o consequente aumento de bem-​​estar e autoconfiança.


“Como escolher ou comprar uma peça de roupa sem conseguir identificar as cores? O que responder ao filho que pede o lápis verde para pintar a árvore? Como interpretar o mapa do metro se as linhas são representadas por cores? Como respeitar as bandeiras de perigo na praia? Como cumprir uma vocação relacionada com a indústria gráfica, química, da moda ou da decoração, se todas estão ancoradas no domínio da cor?”

Transversal a todos os quadrantes da sociedade global, independentemente da sua localização geográfica, cultura, língua, religião, bem como às diferentes vertentes sócio-​​económicas, como por exemplo, a Saúde, Educação, Transportes e Industria têxtil.


Pretende-​​se que a indústria e a sociedade vejam neste projecto — ColorAdd — um contributo para melhorar a satisfação e o bem-​​estar de um grupo de indivíduos que, pelas suas características de visão, se encontram privados de realizar com independência, segurança e tranquilidade todo e qualquer acto onde a cor seja factor determinante.

Este projecto tem uma finalidade muito própria. A intenção é um dos critérios que deve acompanhar o designer no seu processo criativo: este, além da interiorização do conceito básico e elementar do design, forma adequada à função, deve ter em consideração contribuir para o melhoramento da qualidade de vida do indivíduo, trabalhando no “interface” produto/​utilizador para que o objecto sirva realmente a sua “função”, seja um “objecto ao serviço do utilizador”.

O projecto ColorAdd apresenta uma solução sustentada, de implementar um código universal, que se julga ser de um contributo inquestionável para a inclusão. Reforçando e valorizando o “design for all”.

"Projecto único, de âmbito UNIVERSAL e TRANSVERSAL
com irrefutável contributo para inclusão e forte impacto social."


Vídeos:
"ColorAdd", TEDxO'Porto, Casa da Música (21 Mar 2011)
Seminário "ColorAdd”- ISCET (16 Fev 2011) parte 1 e parte 2
Notícias RTP1 (30 Jul 2010)

Notícias RTP1 (2 Jan 2009)

Hiperligações:
ColorAdd
Be Mad About Design

Imagens:
Foto Miguel Neiva - Nuno Fernandes Veiga (Correio da Manhã)
Projecto ColorAdd - http://coloradd.net/

Miguel Neiva
Paula Penha
(selecção de texto, imagens e vídeos)

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo