O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

«Comunidade de Leitores» e «O Que Diz Molero» de Dinis Machado

Hoje, pelas 19:30 horas, a «Comunidade de Leitores» debaterá as experiências de leitura de «O que diz Molero» de Dinis Machado (1930-2008). O livro, com seis edições no ano das sua publicação (1977) foi por muitos considerado como o «25 de Abril da literatura portuguesa».
João Gaspar Simões adjectivou-o de «livro tagarela» e «prova de ficção, entre lírica e mítica, entre exercício de virtuosismo narrativo e invenção do mundo da adolescência» (in: contracapa da 11ª edição de 1979).

.........................................................................

«O que diz Molero é um livro cheio de vida e cheio de força. É um hino aos portugueses dos bairros, aquelas personagens peculiares com quem todos nós já nos cruzámos. O livro é-nos dado da seguinte forma: há dois homens, Mister DeLuxe e Austin, que vão lendo um relatório escrito por um tal de Molero, sobre alguém que é apenas designado por “rapaz”. Este rapaz, embora possa ser considerado a personagem principal do livro, é muitas vezes apenas um pretexto para se falar das outras personagens, que são as pessoas que passaram pela vida do rapaz e que o influenciaram, uns mais, outros menos.
É um livro escrito com muito bom humor e que diverte imenso o leitor. Mas para além deste lado mais bem-disposto, há também espaço para os pequenos dramas e passagens que nos fazem sonhar, nomeadamente o fim da história, que, obviamente, não vou revelar. Mas é, sem dúvida, o lado humorístico que predomina, muito graças às fantásticas personagens, cheias de particularidades ou, como dizia um tal de Zuca, cheias de apartes.
A obra tem um ritmo frenético e é muito difícil parar de ler. O que, de resto, não é problema, uma vez que se lê muito bem e sempre com um sorriso nos lábios (se não chegar mesmo à gargalhada).
De resto, pouco mais há a acrescentar. É um livro despretensioso e só por isso adquire uma força fantástica. Só os nomes das personagens dão vontade de ler o livro. Há o Peida Gadocha, o Bigodes Piaçaba, o Descoiso, o Vampiro Humano, o Peito Rente, o Bexigas Doidas… e muitos outros.
Luiz Pacheco resumiu muito bem o que se pode encontrar neste livro: “Um livro-bomba, uma obra de arromba.»

Fonte:

António Feio e José Pedro Gomes na adaptação teatral de 1999

Algumas frases antológicas de «O Que Diz Molero»:

* «Teve uma infância estranha [...] Em última análise, todas as infâncias o são
* « [...] inventámos a roda e o avião, construímos barragens e arranha-céus [...] mas a verdade é que não sabemos nada de nada [...]»
* « [...] a autoridade dos leaders assenta quase sempre em autênticas puerilidades [...]»
* «Não há nada [...] mais vertiginoso e alucinante do que a queda de um mito
* « [...] há estados de espírito que não conduzem a parte alguma
* « [...] a gente nem sabe do que as pessoas são capazes para iludirem a ausência de um sentido para a vida, para escaparem à miséria ou ao peso dos outros

Animamostra
Realização: António José Martins
O Que DinIS Machado

Parte 1/3



Animamostra
Realização: Afonso Cruz
História do Molero

Episódio 1




Hiperligações:
Farsas comuns/Feio - imagem de António Feio e José Pedro Gomes
Infopedia/Dinis Machado
José Fernando Vasco

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo