O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

«O que diz Molero»: identidade e elementos paratextuais


Realizou-se no dia 25 de Maio de 2011, pelas 19:30 horas, na BECRE, a sexta sessão da Comunidade de Leitores, no âmbito do projecto Novas Oportunidades a Ler+. Desta vez, a obra objecto de análise foi «O que diz Molero» de Dinis Machado.
Os participantes na sessão, após terem procedido à análise dos elementos paratextuais de diferentes edições da referida obra, debruçaram-se sobre alguns aspectos biográficos do autor que são visíveis ao longo da narrativa: o quotidiano do Bairro Alto, a política, a música e a banda desenhada.
Considerou-se que a análise feita pelos dois interlocutores do relatório de Molero sobre a vida e sobre o livro escrito pelo rapaz, «Angel Face», é o ponto de partida para a multiplicação de comentários, digressões e histórias. «O que diz Molero» salienta a necessidade de nos interrogarmos acerca da identidade portuguesa, bem como os caminhos possíveis para a convivência de uma pluralidade de formas artísticas, utilizando uma linguagem coloquial, humorada e inventiva.

José Fernando Vasco
José Lourenço Cunha
Manuela Ventura Santos

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo