O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

Cidadania e Empregabilidade - recursos disponíveis na BECRE

No âmbito da área de "Cidadania e Empregabilidade" dos Cursos EFA e por solicitação da professora Helena Ermitão, a BECRE seleccionou um conjunto de recursos disponíveis que poderão ser articulados com os referenciais de competências-chave. Na medida em que os temas são muito diversificados e os recursos são numerosos irão ser realizados vários artigos. Como se comemorou ontem o 1º de Maio, o artigo incidirá sobre o trabalho e as condições dos trabalhadores deixando a sugestão de dois filmes: "Tempos Modernos" e "Nas Nuvens".

Título original: Modern Times.
Realizador: Charlie Chaplin
Intérpretes: Charlie Chaplin; Paulette Goddard
Música: Charlie Chaplin
Duração: 87 min.
Ano: 1936

Um trabalhador de uma fábrica, tem um colapso nervoso por trabalhar de forma quase escrava. É levado para um hospício, e quando retorna para a “vida normal”, para o barulho da cidade, encontra a fábrica já fechada. Enquanto isso, uma jovem, orfã de mãe, com duas irmãs pequenas e o pai desempregado, tem que realizar pequenos furtos para sobreviver (roubar um pão para comer) . Após a morte do pai numa manifestação, dois agentes do governo vão buscá-las para a adopção, mas a jovem foge.

    
Título Original: Up In The Air.
Realizador: Jason Reitman.
Intérpretes: George Clooney, Jason Bateman, Anna Kendrick, Vera Farmiga, Melanie Lynskey, Danny McBride.
Duração: 1h49min.
Ano: 2009

Ryan Bingham é um consultor que tem a tarefa de demitir funcionários para cortar os gastos das empresas. Quando não está no trabalho, gosta de passar o tempo em quartos de hotéis pouco conhecidos e cabines de vôos. Com uma carta de demissão na mesa do seu chefe, e a promessa de trabalho numa misteriosa firma de consultoria, Bingham está perto de conquistar o seu principal objectivo: conseguir um milhão de milhas como passageiro. 

Fontes:

Artigos relacionados:
"Tempos Modernos"
"Tempos Modernos: a perspectiva de uma aluna"
Sónia Lapa

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo