O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

1º Encontro PNL do CNO de Cacilhas

No passado dia 17 de Maio, das 14H30 às 18H00, o magnífico espaço do Convento dos Capuchos (Caparica) foi palco do «1º Encontro – Plano Nacional de Leitura», promovido pelo Centro Novas Oportunidades (CNO) da Escola Secundária de Cacilhas-Tejo.


A tarde convidou os cerca de 70 convidados, oriundos de instituições dos concelhos de Almada, Seixal, Amadora, Oeiras, Vendas Novas e Lisboa, a visitarem a mostra de trabalhos – patente até 22 de Maio na sala de Exposições (1º piso) - produzida no âmbito do projecto “Novas Oportunidades a Ler +”, que traça o percurso trilhado pelo nosso Centro. Os presentes reflectiram sobre as práticas implementadas por três Centros Novas Oportunidades (Cacilhas, Paço de Arcos e Vendas Novas) em termos da promoção do gosto pela leitura e pela escrita.

A abrir a sessão, o Comissário do Plano Nacional de Leitura, Professor Fernando Pinto do Amaral apreciou, de forma significativa, o conjunto das actividades já desenvolvidas pelo CNO de Cacilhas, ao nível do projecto «Novas Oportunidades a Ler+», espelhadas na página do Plano Nacional de Leitura. Sublinhou ainda a importância destas iniciativas na «Aprendizagem ao Longo da Vida».


Seguidamente, três elementos do Centro Novas Oportunidades da ES Luís de Freitas Branco (Paço de Arcos), partilharam com os presentes as várias iniciativas desenvolvidas em torno da promoção da leitura. A coordenadora do CNO de Vendas Novas apresentou as actividades implementadas no contexto da realidade da cidade alentejana.

O CNO da ES de Cacilhas-Tejo explicitou a filosofia de actuação e as etapas do trabalho já desenvolvido, designadamente os programas “Prazer de Ler”, “Comunidade de Leitores” - ambas em articulação com a Biblioteca Escolar/Centro de Recursos (BECRE) - e “Universo de Literacias”, e as mais-valias para o percurso de formação e para a elaboração dos Portefólios Reflexivos de Aprendizagens (PRA) dos adultos em processo RVCC.


Após o coffee break, que teve lugar nos claustros do Convento, os presentes tiveram a oportunidade de ouvir os testemunhos de quatro elementos participantes nas actividades promovidas pelo CNO de Cacilhas-Tejo, nomeadamente as suas experiências pessoais de reforço do gosto pela leitura, proporcionado pelos programas anteriormente referidos e, igualmente, pelas visitas culturais realizadas até ao momento.
A finalizar, o mais jovem participante, de 10 anos, aludiu à sua participação com a mãe na iniciativa que ocorreu na creche do Centro Social e Paroquial de Almada, Ler + em Família, a partir do livro “A Mala Rápida do Senhor Parado” de Rui Almeida Paiva. O jovem referiu ainda o seu gosto pela leitura e consequente repercussão na actividade escrita. Apresentou e recomendou algumas obras recentemente lidas. Encantou os presentes com a leitura de umas quadras da sua autoria a propósito da tabuada.


A rematar, o professor bibliotecário da ES de Cacilhas-Tejo, José Fernando Vasco, sublinhou a estreita e profícua colaboração entre o Centro Novas Oportunidades e a Biblioteca Escolar/Centro de Recursos (BECRE), motor de inúmeras actividades de natureza cultural, que têm congregado a participação de vários actores da comunidade.

O 1º Encontro PNL do CNO de Cacilhas constituiu um primeiro momento de uma caminhada de reflexão, considerada nuclear para a sua intervenção na formação de adultos e na promoção das literacias, em geral; e das competências de leitura e de escrita, fundamentais para o desenvolvimento de uma cidadania mais responsável e crítica.


José Lourenço Cunha
José Fernando Vasco
Manuela Ventura Santos
Sílvia Ramos (fotos)

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo