O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

«Português Para Todos»


A inclusão e a integração são aspectos importantes da perspetiva do desenvolvimento humano, desde que tenham efeitos positivos não só para os indivíduos em deslocação e respectivas famílias, mas também para as comunidades que os recebem.

Relatório de Desenvolvimento Humano 2009: Ultrapassar Barreiras - Mobilidade e desenvolvimento humanos

Promover a plena integração dos formandos que frequentam os Cursos de Português para Falantes de Outras Línguas (Português Para Todos) na Escola Secundária de Cacilhas-Tejo constitui um dos desideratos deste espaço.
A aprendizagem da língua de Camões é condição essencial para a inclusão dos imigrantes, com consequências a nível pessoal, profissional e social. O conhecimento da cultura portuguesa e da cultura dos países de origem dos imigrantes, numa perspetiva da descoberta do outro, assume igualmente uma importância capital. Assim, dada a riqueza dos percursos dos formandos que frequentam a nossa escola, as suas histórias de vida, primeiras experiências em Portugal, pretende-se com este espaço potenciar a participação ativa dos adultos estrangeiros. O fascínio que decorre do encontro com o outro, do respeito pelas outras culturas repercutir-se-á positivamente nos formandos estrangeiros e, consequentemente, enriquecerá toda a comunidade.
Desta forma, os vocábulos inclusão e integração passarão a ser tomados como redução de distâncias, aproximação entre os povos, dádiva e partilha.
(Formador do Curso de Português para Falantes de Outras Línguas)



Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo