O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

Apollo 11: som e imagens de história

Neil Armstrong, Michael Collins e Edwin Aldrin  
Inserido no programa espacial dos Estados Unidos, o Programa Apollo alcançou o feito de colocar o homem na superfície lunar. Na sua quinta missão tripulada, a Apollo 11, um engenho composto por três módulos, levou a bordo os astronautas Neil Armstrong (comandante), Edwin 'Buzz' Aldrin (piloto do módulo de comando) e Michael Collins (piloto do módulo lunar), tendo sido lançado de Cabo Canaveral (Florida, EUA) no dia 16 de julho de 1969.
Em 20 de julho, quatro dias depois, os astronautas americanos Neil Armstrong e Edwin Aldrin caminhavam sobre a Lua, no local do Mar da Tranquilidade. E, em duas horas de passeio, recolheram 46 Kg de amostras de solo lunar.
Como símbolo da batalha da Guerra Fria, esta primeira viagem à Lua representou uma vitória dos Estados Unidos sobre a União Soviética. Para assinalar tão importante conquista científica e política, Neil Armstrong fixou a bandeira dos Estados Unidos e uma placa no solo do astro visitado. Na placa, assinada pelos três astronautas e pelo então presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, pode ler-se o seguinte: "Aqui homens do planeta Terra colocaram pela primeira vez o pé na Lua. Julho de 1969. Nós viemos em paz, em nome da humanidade".

A tripulação com o Presidente Richard Nixon na cápsula de quarentena.

Para os amantes de tudo quanto se associa à missão da Apollo 11, aqui se deixa a gravação histórica da conversa mantida entre os três astronautas sobre a beleza do nosso planeta, no decurso da viagem em direção à Lua e após ter sido completada a primeira órbita terrestre, assim como um vídeo feito com a montagem de fotografias.





"One small step for man, a giant leap for mankind."

Hiperligações:
Apollo 11 - Wikipedia
Rosa Espada

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo