O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

«Impacto da poesia de Fernando Pessoa no “nosso olhar a poesia, a vida, o mundo...”?»


Ao lermos a poesia de Fernando Pessoa, à primeira vista, nada na nossa forma de encarar a vida muda mas, ao mergulharmos no universo pessoano, podemos vê-la como um veículo para o nosso interior, podemos encará-la como o motor para a reflexão.

Fernando Pessoa tinha a capacidade de se transfigurar, de se multiplicar. Para ele era possível ter muitas vidas e muitas almas dentro de uma só. "Viver é ser outro. Nem sentir é possível se hoje se sente como ontem se sentiu: sentir hoje o mesmo que ontem não é sentir - é lembrar hoje o que se sentiu ontem, ser hoje o cadáver vivo do que ontem foi a vida perdida.", esta sua característica dava-lhe liberdade para sentir e para viver diferentes dimensões, mas seremos nós tão diferentes dele? Não, todos nós nos deparamos com adversidades e todos nós procuramos mecanismos de defesa para as superar. É assim que, muitas vezes, desejamos viver a vida de outrem, ter a liberdade de encarnar outra alma, de modo a fugir dos nossos problemas. Pessoa transmite-nos a vontade de arriscar, de voar de alma em alma, "A única maneira de teres sensações novas é construíres-te uma alma nova.".

E sonhar? Tal como para o poeta, também para a maioria dos “mortais” sonhar é fugir, sonhar é liberdade, sonhar é esquecimento, sonhar é... É tudo aquilo que a vida não o é, mas só até acordar. "De sonhar ninguém se cansa, porque sonhar é esquecer, e esquecer não pesa e é um sono sem sonhos em que estamos despertos.", "Matar o sonho é matarmo-nos. É mutilar a nossa alma. O sonho é o que temos de realmente nosso, de impenetravelmente e inexpugnavelmente nosso.". Sonhar é a fuga da vida com a qual nos conformamos sem realmente nos conformarmos. Sonhar torna possível esquecer a frustração, esquecer o conformismo, dar largas à imaginação e viver, viver exclusivamente para viver, mas…  porque quereremos nós “fugir” da vida? Como seres humanos que somos temos sempre a necessidade de traçar o nosso futuro, toda a nossa vida é estruturada a partir das nossas ambições, dos nossos pensamentos. O que sucede na maior parte das vezes é a dificuldade em cumprir o plano da nossa vida, a vida não é feita para ser totalmente traçada, há sempre o factor surpresa. Muitas vezes os nossos pensamentos e ambições são tão altos que são irreais, "Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los viver, acrescentariam nova luminosidade às estrelas, nova beleza ao mundo e maior amor ao coração dos homens."

Por outro lado, parece estar sempre patente na poesia de Fernando Pessoa uma certa amargura e falta de vontade de viver. De facto,  a felicidade surge-nos, quase sempre, como algo inatingível, irreal, utópico... Neste sentido, penso que a poesia pessoana permite-nos olhar para a vida de outra maneira, qual será o sentido de viver uma vida à qual não se dá valor? Assim, ao ver o descontentamento e o desânimo de Pessoa em relação à vida podemos reflectir sobre o sentido da nossa e aprender a dar-lhe mais valor. Tal como Fernando Pessoa defende, não devemos analisar todos os pormenores da nossa vida, devemos tentar pôr de parte o nosso racionalismo e tentar apreciar a simplicidade da vida, "Ver muito lucidamente prejudica o sentir demasiado.”, "Sentir é criar. Sentir é pensar sem ideias, e por isso sentir é compreender, visto que o universo não tem ideias.", "Pensar é destruir. O próprio processo do pensamento o indica para o mesmo pensamento, porque pensar é decompor."

"A finalidade da arte não é agradar. O prazer é aqui um meio; não é neste caso um fim. A finalidade da arte é elevar.", daí cada pessoa sentir a arte de forma diferente, cada pessoa tem os seus olhos e são esses mesmos olhos que veem a arte, por isso, todos a vemos de forma única e particular. Tal como todo o tipo de arte, também na poesia, neste caso concreto a poesia de Fernando Pessoa, desperta em cada indivíduo uma sensação, um misto de emoções que variam de pessoa para pessoa e mesmo de momento para momento, não sentimos sempre da mesma forma e, consequentemente, o processo de apreciar arte é instável e está em permanente desenvolvimento. Fernando Pessoa influencia, através da sua poesia, a nossa forma de encarar a poesia, a vida, o mundo... Cada indivíduo é único, tal como a sua forma de encarar o que o rodeia!

Matilde da Sela
(aluna CCH - Línguas e Humanidades)

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo