Para mais informações consultar:
Programa 5 Outubro - Centenário da República

Rosa Espada

Um cometa é mesmo só um cometa. Mais um astro a ocupar o escuro e frio espaço do universo. Para Aristóteles (384 a.C-322 a.C) um cometa era uma "estrela com cabeleira", mas hoje a ciência descreve os cometas como sendo formados por uma mistura de gelo (água, gases congelados) e poeira, que por alguma razão não coalesceram com os planetas quando o sistema solar foi formado. Este facto torna-os cientificamente interessantes como amostras da história passada do sistema solar.
vender os mais variados artigos e serviços, revelando-se um autêntico fenómeno de "marketing" comercial da belle époque nacional. Também a especulação em torno da possibilidade do envenenamento da atmosfera terrestre pelos gases do cometa (como o cianogénio) fez correr rios de tinta, com a divulgação das declarações antagónicas de astrónomos e químicos estrangeiros reputados. A fina nata dos cientistas portugueses participou igualmente no debate. O empenho calmante e pedagógico da Academia das Ciências de Portugal fazia gala dos seus rigorosos critérios científicos, na afirmação de que o cometa era apenas um astro com interesse para os homens da ciência e nada mais. Afirmava esta, categoricamente: "A Ciência não mente. Enganar-se, sim, pode. Mentir, nunca!". Lembraram-se as obras do escritor H. G. Wells (A Máquina do Tempo, O Homem Invisível, Os dias do Cometa, A Guerra dos Mundos) com o pessimismo e a ideia de apocalipse a virem à tona. No fundo, no fundo, o cometa Halley era o responsável pelo republicanismo...
Anúncios do jornal O Século em 1910
Hiperligações:
Vídeo de apresentação do livro "Halley, o cometa da República"
O cometa Halley e a 1ª República (vídeo)

O pirelióforo
BARBOSA, Conceição
Os foraminíferos são organismos unicelulares aquáticos (água doce, salobra e marinha) que constroem conchas calcárias tão diversificadas na forma quanto o número de espécies conhecido (275000).
O Serviço Educativo do Museu do Oriente apresenta à comunidade escolar a sua proposta para o ano lectivo de 2010/2011. Este ano, por mares dantes navegados, trilharemos em conjunto as sendas da nau do trato, mote para explorarmos uma infinitude de temas como: o Outro, Globalização, Encontro, Viagem, entre muitos outros…
Albert Einstein (1879-1955) usava a imaginação, escrevia equações, voltava à realidade, via se eram necessários ajustes, e regressava à teoria. A sua predilecção intelectual era a física teórica.
Fotografia do eclipse de 1919, obtida em Sobral. As linhas verdes verticais na metade inferior direita da fotografia marcam as posições das estrelas usadas na verificação da Teoria Geral da Relatividade .Hiperligações:
Eclipses (solares e lunares)
Museu do Eclipse (vídeo)
Einstein's Big Idea
Royal Astronomical Society
Einstein e o eclipse de 1919
Para contextualizar a ciência (e a técnica) no seio da ampla história dos homens, um pouco de história da ciência tendo como pano de fundo a "Sociedade dos Lunáticos", criada no século XVIII em Birmingham (Inglaterra), e que reunia mensalmente cientistas, inventores e pensadores, nas noites de lua cheia. Em conjunto, os elementos desta sociedade foram verdadeiros impulsionadores da Revolução Industrial, assim como de muitas outras novidades científicas.
Rosa Espada
Homem Vitruviano, Leonardo da Vinci, 1490
Há duas grandes teorias de condicionamento na aprendizagem: o condicionamento clássico e o condicionamento operante.
A Galeria Municipal de Arte, em Almada apresenta, de 23 de Setembro a 20 de Novembro, a exposição colectiva de fotografia que assinala os 10 anos do Projecto Imaginarte Almada.As planárias são invertebrados marinhos de água doce ou marinha e pertencem ao grupo dos Platelmintes (neste grupo inclui-se também a ténia, um parasita intestinal do ser humano e de outros vertebrados). No vídeo, a atenção encontra-se centrada na extraordinária capacidade da planária para regenerar partes do seu corpo. É uma boa opção para contextualizar o significado da reprodução assexuada aliado ao conceito de mitose.

Hiperligações:
Biologia Interactiva - Fantástico Mundo das Planárias (mais vídeos)
Uma aula prática com planárias (protocolo experimental)
Rosa Espada
