O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

IndieLisboa'10: 22 de Abril-2 de Maio


Começa hoje o 7º Festival Internacional de Cinema Independente que decorrerá nas salas da Culturgest, S.Jorge, Londres e City Alvalade.

A riqueza do programa do IndieLisboa 2010 começa logo a mostrar-se na primeira noite. A abertura oficial dá-se com o documentário-ensaio de João Canijo sobre o Portugal salazarista, "Fantasia Lusitana" (São Jorge 1, 21h30; repete quarta, 28, às 16h15, no São Jorge 3), mas a verdadeira inauguração dá-se com "Greenberg", de Noah Baumbach (Culturgest, Grande Auditório, 19h00). Ambos estreiam em sala na próxima semana, e quem quiser partir à descoberta pode dedicar-se aos mistérios da criação cinematográfica.

"L'Enfer d'Henri-Georges Clouzot", de Serge Bromberg e Ruxandra Annonier, reconstitui um dos mais míticos filmes inacabados da história do cinema francês (São Jorge 3, 21h30; quarta, 28, à meia-noite); "It Came from Kuchar", de Jennifer Kroot, traça o percurso de dois veteranos do cinema outsider/underground (São Jorge 3, 23h45; repete segunda, 26, à meia-noite); Abel Ferrara vê Nápoles em "Napoli, Napoli, Napoli" (Culturgest, Grande Auditório, 22h; repete segunda, 26, às 21h45, no São Jorge 1).

Em alternativa, o espectador pode ir directo ao arranque da competição, com a primeira longa de Sarah Leonor. "Au Voleur" (Londres 1, 21h45; quinta, 29, às 18h30) carrega o peso de trazer a última interpretação de Guillaume Depardieu, falecido entre a rodagem e a estreia deste romance impulsivo entre um ladrão e uma professora que começa (literalmente) por acidente.

Fonte:J.M. (PÚBLICO)
Sónia Lapa

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo