O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos – Participação da ES Cacilhas - Tejo

No dia 12 de Março, Ricardo Venâncio (12A), Gonçalo Nunes (10B) e João Antunes (2K), acompanhados por professores do Grupo de Matemática, estavam preparados para a Final do 6º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos (CNJM6), que teve lugar em Santarém no Centro Nacional de Exposições (CNEMA). O projecto CNJM dirige-se a estudantes dos ensinos básico e  secundário. Nesta competição disputam-se seis jogos para todos os alunos e cada escola pode inscrever somente um por jogo e por nível de ensino. A ES Cacilhas-Tejo não podia deixar de participar pelo que garantiu a inscrição de três alunos: um em cada modalidade dos jogos destinados ao ensino secundário - Hex, Rastros e Avanço.
De modo a garantir a melhor divulgação do projecto, decorreu a 16 de Dezembro, o Dia dos Jogos Matemáticos, primeira fase da sensibilização dos alunos e contacto com os jogos de tabuleiro. Várias turmas estiveram presentes nesse dia: 10º A/B/D, 1.ºI, 11º D/E, 2.ºK, 12º A/B/C, 3.ºI/J/K1, num total aproximado de 110 alunos. 
A 2ª fase do campeonato a nível de escola, que incluía um dia de jogos para seleccionar os três alunos, decorreu no dia 25 de Fevereiro. Às 17 horas iniciaram-se os jogos: Rastros, Avanço e Hex. Foi um final de tarde bastante agitado, mas muito estimulante para todos os que participaram – cerca de 15 alunos e 5 professores. 
Os três alunos que obtiveram o 1º lugar em cada um dos Jogos - Ricardo, Gonçalo e João - deslocaram-se a Santarém, usufruindo de um dia de agradável convívio entre professores e alunos de muitas escolas e no qual o prazer de fazer Matemática esteve patente nas várias actividades e jogos. 
Aos alunos da ES Cacilhas Tejo que participaram nas várias etapas deste projecto, queremos agradecer a alegre e pronta participação. Aos que foram à final queremos deixar um bem-haja pela alegria que nos permitiram partilhar. Pelo patrocínio dado a este projecto, o Grupo de Matemática não podia ainda deixar de agradecer à Câmara Municipal de Almada e à Porto Editora, pelos prémios concedidos aos alunos finalistas, bem como à Junta de Freguesia de Cacilhas e à Caixa Geral de Depósitos, pelo patrocínio monetário que permitiu financiar a viagem a Santarém.



Mais informações e fotos sobre a final podem ser obtidas

Ana Silva / Isabel Sousa  (texto e fotos)
José Fernando Vasco (tratamento de imagem e slideshow)

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo