O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

Dia da Terra: Falhámos a meta da biodiversidade para 2010. E agora?

O jornal Público, no seu suplemento especial dedicado ao Dia da Terra, destaca os sucessos e os fracassos relativos aos objectivos concretos "que tinham sido traçados para travar a redução da biodiversidade biológica". Sob a responsabilidade de Ricardo Garcia, diversos especialistas analisam "os onze objectivos [assumidos pelas Nações Unidas] que tínhamos de cumprir e o que estamos a fazer" acerca desta temática; é feito um levantamento dos "animais e plantas que estão prestes a desaparecer do país" (mais de uma centena!) e são apontados os "oito casos de sucesso e de fracasso em Portugal".
Alguns dos sucessos referidos são o regresso do falcão ao Alentejo e a foca-monge à conquista da Madeira e como exemplos de fracasso são apresentados os casos do adeus à águia-pesqueira e da mimosa, a árvore fora de controle.
Realçamos o artigo relativo ao objectivo 7: «Enfrentar os desafios das alterações climáticas e da poluição sobre a biodiversidade», da autoria de Miguel Araújo, cientista e um dos autores mais citados mundialmente; além do artigo acerca do objectivo 11:«Assegurar uma repartição justa e equitativa dos benefícios do uso de recursos genéticos», da autoria de Nicolau Ferreira.
Essencial para se criar uma consciência colectiva empenhada na defesa destes valores, torna-se fundamental a educação para o ambiente.
Fonte: Público
Títulos disponíveis para consulta
na BECRE



Bárbara Nabais
Conceição Toscano

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo